Publicado por: Autor | 20/04/2009

Transformando Vidas

“Ela incentivou muitas mulheres e deu um exemplo de luta.” (Selma)

Durante os anos em que viveu Cleyde foi uma semeadora do bem. Não só no período em que esteve envolvida com o trabalho que desenvolveu após a perda de sua filha Gabriela. Cleyde foi uma mulher solidária e guerreira durante toda sua vida.

A luta que abraçou ganhou a admiração e o respeito de milhares de pessoas. Com a força do amor ela transformou vidas.

“Eu estava revoltada, cheia de ódio, achei que iria encontrar outra mãe cheia de ódio, cheia de raiva, querendo acabar com o mundo. Encontrei a paz.” (Nory, mãe de André, vítima da violência)

“Sempre me indignava com os problemas do Brasil, mas a Cleyde foi a grande responsável por transformar a indignação em ação. Era sempre inspirador ir a um protesto sabendo que ela estaria lá, defendendo o fim da impunidade, uma polícia melhor ou um boicote ao IPTU. E a Cleyde, além de protestar, desenvolvia trabalhos sociais, preocupada com a educação das crianças, e ajudava parentes de vítimas. Era uma líder natural. Foi uma grande honra ter conhecido Cleyde, ainda que por tão pouco tempo.” (Gustavo Pereira)

” Cleyde decidiu transformar o seu luto em luta e contaminar todos nós com sua garra, determinação e luta incansável contra a violência que nos assola diariamente. Cumpriu de forma honrosa tal missão.
Tive oportunidade de compartilhar alguns momentos de luta ao seu lado. Foram suficientes para ter a certeza de que se tratava de uma pessoa predestinada e iluminada. Me faltam palavras para descrever tudo o que senti e aprendi ao lado de uma pessoa como Cleyde. (Junior) 

” Cleyde me trouxe a esperança de dias melhores. Ela me mostrou que, mesmo com todas as dificuldades, podemos sim ser um agente transformador. Ela era referência de credibilidade. Ganhou minha confiança, meu respeito, minha admiração, minha amizade e transformou minha vida.” (Andréa Guardiano)

” Eu já a conhecia mas nunca falara com ela até aquele julho de 2006 quando, muito tímida, tomei coragem de convidá-la para participar de uma passeata de mais uma vítima da violência. Desde então, o mundo que eu só conhecia de jornais e tvs apareceu-me de outra maneira e foi Cleyde quem me ajudou a não só tentar entendê-lo, como a lutar e procurar soluções. As manifestações, a troca de idéias, o voluntariado e principalmente trabalho … muito trabalho de coração ! Aprendi muito com a Cleyde e sei que mesmo sem sua presença física, continuo aprendendo …” (Danielle Souza)

“Como Tenente Coronel da Polícia Militar e tendo participado do Movimento por melhores salários, pude observar a ativa participação de Cleyde, sempre simpática, amiga e principalmente justa. Ela em vida esteve sempre do lado certo, mesmo que isto causasse desgastes ou antipatias. Uma grande mulher e um ser humano exemplar. Deixou saudades.” (Ten Cel Antônio Jorge Gonçalves – Militar da PMERJ).

 você, tem algum depoimento para deixar aqui ? Escreva-nos !

Responses

  1. Que falta faz essa guerreira!Tomara que as pessoas possam se espelhar em seu exemplo.

  2. Quem conheceu esta mulher maravilhosa, guerreira, batalhadora incansável, deve espelhar-se nela. Estava sempre nos eventos da Policia Civil, dando o seu apoio a sua solidariedade. Estamos sentindo muito a sua falta, mas temos certeza de que o Grande Arquiteto do Universo reservou um belo lugar para o seu espírito, quem sabe…ao lado de Gabriela.
    Amiga..Saudades!

  3. Como Tenente Coronel da Polícia Militar e tendo participado do Movimento por melhores salários, pude observar a ativa participação de Cleyde, sempre simpática, amiga e principalmente justa. Ela em vida esteve sempre do lado certo, mesmo que isto causasse desgastes ou antipatias. Uma grande mulher e um ser humano exemplar. Deixou saudades.

  4. A celeste confiança ilumina a inteligência para que
    a ação benéfica se estenda, improvisando, por
    toda parte, bênçãos de Paz e Alegria, engrandencimento e Sublimação.

    Cleyde confiou no Amor de Deus aceitou sua
    dor e cumpriu sua missão de maneira incomum
    a muitos de nós humanos, foi uma honra conhece-la.

  5. Falar sobre Cleyde,teria que editar um livro!
    Quando conheci,era a Mãe de Gabriela, que acompanhava e curtia as aulas de dança que eu ministrava,depois um afastamento natural com o passar dos anos,mas sempre nos encontando na Pça Seãns Pennã,o ponto de encontro dos Tijucanos!
    Marcado com um reencontro cruel,na fatalidade da perda de Gabriela.Através de sua grande dor,persebi um nascimento de uma nova mulher,transformando essa dor e sofrimento,em luta por justiça,buscando um melhor entendimento da vida das pessoas que tb perdem seus filhos tds os dias e ningúem faz absolutamente nada,pq são pobres,negros e favelados.Cleyde,quebrou essa barreira,criando uma rede de solidariedade,visitando algumas comunidades da Tijuca e conheçendo o trabalho de outras pessoas, como eu, bem de perto e vendo a realidade!Com um brilho prórpio de uma grande estrela que ilumina tds os caminhos que perpetuam a paz,justiça e o direito de tds com igualdade,conquistando o carinho e respeito de tds.Não consigo falar de Cleyde no passado,pq pra mim ela está sempre presente na minha vida!
    Saudades……..

  6. conheci ela em um momento em que eu voltava a morar no brasil vindo de barcelona e encontrei uma fatalidade absurda em ipanema em pleno verao do rio de janeiro um turista morre atropelado apos defender o filho do assalto de vandalos da gang da bicicleta que agiam em ipanema. eu estava em casa e quando vi a noticia desci do predio e vi toda aquela cena que nunca mais vou esquecer na vida! um corpo . pessoas. velas..e muita tristeza e indignaçao por ser brasileiro e voltar a minha terra e ver este fato que se tornara rotineiro no rio naquela epoca! bom enfim!! Cleyde Prado chegou perto de mim e eu olhei pra ela e falei como pode isso acontecer direto ela falou : amor isso é o Brasil.
    meu deus eu chorei em prantos e ela me segurou e me deu um abraço de mae e disse vamos tomar uma coca cola. e seguimos a conversar de soluçoes e coisas boas e inteligentes para o nosso pais!! meu DEUS!!! esta mulher era incrivel!!! ou melhor é pois ela hoje é uma luz energia cosmica do bem agindo sobre todos nos!! e com certeza continuando pregando a PAZ!!!!
    SALVE CLAYDE!!! QUE DEUS ESTAJA CONVOSCO!!!! AMEN!!!!!EU E TODOS NÓS AQUI TE AMAMOS!!!! VALEUUUU!! POR TUDOOOO!!!!

  7. CLEYDE PRADO!!!! NOS TE AMAMOSSSSS!!!!! PRA SEMPRE!!!!!!!OBRIGADO POR TUDO QUE FEZ PELA NOSSA SOCIEDADE OU MELHOR HUMANIDADE!!!!!VALEUUUU!!!!

  8. Agradecemos a todos que estão compartilhando conosco seus momentos com a querida Cleyde. Obrigada !

  9. LEMBREI-ME DE VC NESSE DIA DAS MÃES , PORQUE VC COMENTOU COMIGO QUE SUA FILHA TODOS OS ANOS MANDAVA ENTREGAR UMA CESTA DE CAFÉ DA MANHÃ PARA VC , E EU ANO PASSADO RESOLVI FAZER O MESMO NÃO PARA LEMBRAR SUA FILHA, MAIS PARA AGRADECER A GRANDE MULHER QUE VC FOI PARA NÓS DO COMPLEXO DO ALEMÃO, CHEGUEI NA PORTARIA COM UMA CESTA E O PORTEIRO SORRIU E JA SABIA QUE ERA PARA CLEYDE PRADO.
    TODOS SENTEM SUA FALTA ,FICAMOS UM POUCO ORFÃOS DE VC AMIGA.

  10. Cleyde, quando me enviou o convite para sua homenagem, lhe respondi no email, não importa onde, e quando, sempre estarei ao seu lado, e continuo estando até hoje, sinto sua falta, mas estou feliz, pois esta junto com a gabriela, fique com Deus minha eterna amiga!
    PH Fabreto.

  11. Grande guerreira….deixou seu legado e sua luta como exemplo de cidadã Brasileira…nunca te esqueceremos, Cleyde, vc vive em nossos corações e mentes e jamais será esquecida


Deixe um comentário

Categorias

