Publicado por: Autor | 23/05/2009

Cleyde: Participação no Conselho Comunitário de Segurança.

Cleyde recebe título de cidadã tijucana

Cleyde: participação no Conselho Comunitário de Segurança e recebendo título de Cidadã Tijucana.

Cleyde Prado Maia sempre participou e apoiou iniciativas públicas e comunitárias que colaborassem com a melhoria da qualidade de vida, em especial no setor de segurança pública. E uma dessas iniciativas da qual Cleyde participava ativamente era o Conselho Comunitário de Segurança da Tijuca. O Conselho Comunitário de Segurança (CCS) é “um importante mecanismo de participação da comunidade no auxílio aos órgãos de segurança (…) e se estabelecem como um canal de comunicação entre a comunidade e as polícias, na busca comum pela redução da violência”.

ISP

O Instituto de Segurança Pública (ISP) é o órgão responsável pelos CCS e que também responde pela pesquisa científica e análise de dados referentes à segurança e criminalidade no estado do Rio de Janeiro. Através de seu Núcleo de Pesquisa em Justiça Criminal e Segurança Pública (NUPESP), produz relatórios estatísticos com análises dos principais problemas que mais afetam a população e assim contribuem na avaliação do desempenho das ações de segurança no Estado. O ISP nos últimos dois anos vem se consolidando como referência na produção de conhecimento em segurança pública e promoção da participação social, através dos CCS, focado na transparência de suas ações, socialização e efetividade do conhecimento produzido, além da valorização do trabalho em equipe e das parcerias diversas, como com o IBGE, FAPERJ, FIA, Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Secretaria Especial de Direitos Humanos, Secretaria Estadual de Direitos da Mulher, diversas prefeituras, CIEE, entre outras. Destacamos que em 2009, com designação de seu presidente, o ISP inicia um trabalho árduo e de grande importância: a “Pesquisa sobre Pessoas Desaparecidas”. Realizada em diversas etapas, analisará qualitativa e quantitativamente o desaparecimento de pessoas em nosso estado, além de produzir material que será objeto de orientação das polícias e sociedade civil, divulgado através de diversos meios, como cartilhas, cartazes, palestras para toda a sociedade.

Em 2008 Cleyde foi recebida em algumas ocasiões pelo presidente do ISP, Mário Sérgio Duarte, Coronel da PMERJ, ex-comandante do BOPE e escritor do livro A Verdade da Tropa”. Nessas reuniões conversaram sobre a participação da comunidade organizada na gestão da Segurança Pública.

Cel Mário Sérgio - Presidente do ISP.

Cel Mário Sérgio - Presidente do ISP.

O Blog Cleyde Prado Maia: Do Luto à Luta sorteará (no dia 15/06/09) um exemplar do livro A Verdade da Tropa” ao leitor que enviar um  e-mail (faleblogcpm@gmail.com) abordando um dos temas: Conselhos Comunitários de Segurança, ISP, Pesquisa Sobre Desaparecidos ou sobre o trabalho de Cleyde Prado Maia. 

Fonte: http://www.isp.rj.gov.br/

Anúncios

Responses

  1. Saudade, saudade ! O blog nos ajuda a manter a semente que Cleyde plantou germinado, crescendo, dando frutos.

  2. eu nem sabia o que era um conselho de segurança e através do blog fiquei sabendo que a gente pode participar e isso é bem legal. Vou mandar um e-mail para poder ganhar o livro hehehehe

  3. Andréa:
    Sempre leio suas inteligentes e carinhosas postagens e resolvi superar o silêncio de sempre.
    Acontece que não encontro palavras à altura de seu amor, dedicação e admiração por minha irmã.
    Então fica aqui o meu MUITO OBRIGADA!!!
    Bjs com muito carinho,
    Celyse e Família Prado Maia

  4. Celyse, quem não encontra agora palavras à altura de seu comentário sou eu.
    Obrigada pelo carinho de vcs, “a família abençoada” como ela tão carinhosamente se referia.
    Meu carinho, amor, admiração e respeito por Cleyde são eternos. Ela é um exemplo. Plantar um pouquinho do que ela fez e de quem ela foi é uma missão que abracei. Acho que todos sairão ganhando com isso porque ela deixou lições pra uma vida inteira.

  5. O livro vem autografado pelo escritor ??????

  6. Eduardo, a princípio o livro não vem com autógrafo não, porém podemos tentar conseguir sim, mas olha, não podemos garantir o autógrafo, ok ? só o livro !

  7. Andréa,
    Admiro sua “cumplicidade” com a Cleyde. Este blog é uma forma de não deixar cair no esquecimento as várias ações e atitudes dessa guerreira.
    Como já disse anteriormente, Cleyde vive! através das ações e sementes que deixou por esse Brasil a fora.
    Carinhoso abraço.

  8. Andréa:

    Quanto tempo, não?
    Como saber dos emails enviados por leitores (enviei um) com artigos sobre os temas propostos pelo Blog?
    Quando puder, cite como foi a adesão, quem foi sorteado, etc!

    Um grande abraço,
    CHRISTINA ANTUNES FREITAS

  9. Boa noite grande guerreira pela paz , continuar o trabalho desta mulher digna e merecedora de todos aplausos do mundo , uma mulher que quando estava entre nos, tinha uma luz tão forte que nos dava paz só de ver ela en entrevistas e reportagens , não tive o prazer de conhece la pessoalmente , mas admiro seu trabalho meus parabéns .

  10. […] homenagem neste ano recebida neste ano, foi dar nome a uma sala totalmente informatizada, no Instituto de Segurança Pública, o ISP, a Sala de Estudos e Pesquisas Cleyde Prado Maia.  O Blog “Cleyde Prado Maia: Do Luto […]


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: