Publicado por: Autor | 15/01/2010

Missionária da Paz

“Atrás das nuvens existe sol.” (Zilda Arns) 

É com o coração apertado, cientes de termos perdido um ser iluminado, que nos despedimos da Dra Zilda Arns Neumann, Fundadora e Coordenadora Internacional da Pastoral da Criança e Coordenadora Nacional da Pastoral da Pessoa Idosa, falecida no último dia 12 de janeiro, vítima do devastador terremoto ocorrido no Haiti que matou também milhares de pessoas. 

Nos solidarizamos com a família, amigos e colaboradores da Dra Zilda Arns bem como com toda a população do Haiti

Nascida em Forquilhinha, SC, Dra Zilda teve a medicina como missão. Ela é das principais responsáveis pela queda da mortalidade infantil no Brasil, desenvolvendo um trabalho pioneiro e bem sucedido. O trabalho da Dra Zilda lhe rendeu quatro indicações ao prêmio Nobel da Paz. “Eu sempre quis ser missionária. Eu escolhi a medicina para ser missionária”, costumava dizer. Ela sempre salientou a importância da promoção da democratização do saber e soube capacitar lideranças comunitárias e arrebanhar milhares de voluntários.
Assim como Cleyde Prado Maia, Zilda Arns acreditava que o exercício da cidadania e a solidariedade são fundamentais para melhorar o país. 

“Sempre estamos formando rede de solidariedade humana porque a solidariedade humana também é contra a violência. A paz necessita de solidariedade para ser construída.”

A Coordenação da Pastoral informa que o corpo da Dra Zilda deve chegar em Curitiba por volta das 10h da manhã de 15/01/2010. O corpo será levado do Aeroporto para o Palácio das Araucárias, sede do governo do Paraná, no centro de Curitiba, onde a população poderá dar adeus a querida Zilda Arns. No dia 16, sábado, às 14 horas acontecerá uma missa de corpo presente no mesmo local do velório.
A família da Dra Zilda pede que no lugar de coroa de flores, sejam feitas doações para o trabalho da Pastoral da Criança. Para doações basta acessar o site www.pastoraldacrianca.org.br 

“Estou convencida de que a solução da maioria dos problemas sociais está relacionada com a redução urgente das desigualdades sociais, com a eliminação da corrupção, a promoção da justiça social, o acesso à saúde e à educação de qualidade, ajuda mútua financeira e técnica entre as nações, para a preservação e restauração do meio ambiente.
A Paz é uma conquista coletiva. Tem lugar quando encorajamos as pessoas, quando promovemos os valores culturais e éticos, as atitudes e práticas da busca do bem comum” 
 

 (Zilda Arns em seu último discurso, no Haiti) 

Assista ao vídeo com a trajetória da Dra Zilda Arns.
Fotos:  Jader da Rocha

Anúncios

Responses

  1. Dona Zilda vai deixar saudades. Ela e Cleyde são exemplos de mulheres que devemos seguir.Sua memória permanecerá viva assim como a de Cleyde.

  2. Existem pessoas que não podem ser substituídas, pessoas que quando partem deixam um vazio imenso, uma lacuna. Podemos tentar até dar continuidade à obra, mas nunca ninguém ocupará o espaço deixado. Assim é com Cleyde, assim é com Zilda Arns. Não basta querer ser como elas, é preciso algo de divino, algo de transcendental, é preciso algo de inexplicável.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: